#FICAEMCASA MAS FICA PERTO

#FICAEMCASA MAS FICA PERTO

Mantenha seu time coeso e confiante mesmo neste momento delicado.
Inove aliando um sistema de reconhecimento.

Até poucos dias atrás, home office era uma opção. Hoje é compulsório.

Agora só temos trabalho remoto. Todas as empresas estão adotando essa forma de trabalho com o intuito de isolar seu principal ativo de uma possível contaminação. Como consequência, tornando a família mais próxima e unida.

Nós, brasileiros, gostamos de gente, turma e celebração, e a falta disso pode gerar baixo astral. Por outro lado, pesquisas anteriores mostravam que 70% dos brasileiros gostariam de trabalhar em casa. Hoje, vivendo a realidade do isolamento e da nova dinâmica do trabalho remoto, a dificuldade será motivar sua equipe e manter sua moral elevada e, por incrível que pareça, em casa. 

Neste novo cenário, muitos líderes acabam tendo dificuldades em alcançar este estado de motivaçãoà distância. 

Para tentar ajudar esses líderes e suas equipes a passar por esse momento com ganhos e aprendizado, destacamos algumas iniciativas eficientes:

Liderança e Gestão das tarefas

O líder deve saber – e acompanhar – tudo o que está acontecendo com sua equipe, mesmo à distância. Essa estratégia faz com que ele se sinta sob cuidados e serve para mantê-lo motivado, ativo e não “abandonado”, sem acompanhamento de suas atividades e performance.

Faça reuniões online com frequência 

É fundamental criar uma cultura em que as reuniões sejam frequentes, para que o time possa se “rever como equipe”, acompanhar o andamento do trabalho e os indicadores da empresa.

Com isso, você alinha tudo o que está acontecendo e, de carona, usa essas “lives” para ouvir sugestões, elogiar e reconhecer os bons resultados de todos.

Promova um dia “Friday Live casual” com máscaras para manter o clima em alto astral e fun. E, por que não, um happy hour virtual? 

Trabalhe no mesmo ritmo e horários da equipe

Comece o dia com saudações e estímulos. Isso aproxima as pessoas e dá à equipe segurança ao ver que o líder está próximo. Todo o time deve atuar nos mesmos horários, pois isso facilita a comunicação e o rendimento. Sem essa rotina, quando um colaborador for em busca de orientação e não tiver uma resposta rápida, ele vai se sentir menos importante, fazendo com que sua motivação diminua. 

Crie grupos no modelo Squad ou PODs

Como nem todos têm experiência – ou mesmo perfil – de trabalhar remotamente, isso pode levar o colaborador a não realizar alguma tarefa e sobrecarregar as pessoas. Por isso é importante estar perto, sempre. Muitas vezes as pessoas só querem ser ouvidas e saber que podem contar com alguém próximo. Para isso, defina os times com objetivos e perfis adequados para cada tarefa.

Reconheça e Recompense – Muito importante!

Redefina e divulgue os KPIs para que o time acompanhe a performance da empresa. Aproveite para criar novos, de acordo com o momento que estamos passando. 

Esses indicadores serão úteis para reconhecer o esforço e o engajamento da equipe, além de recompensar aqueles que se destacam. Crie um sistema de pontos por atingimento de metas. Aplique o Modelo Applause (recompensas por cooperação, relacionamento e outros itens que podem melhorar o clima do grupo, mesmo à distancia). Inclua nesse pacote uma ou mais palestras motivacionais. Esse cuidado ajuda – e muito – a criar um clima ainda mais positivo. Para o business e para as pessoas.

Importante:

• Seu time é o principal ativo do seu negócio e será fundamental na recuperação da normalidade pós o surto;

• Líderes que inspiram retém talentos e resultados;

• Prefira os profissionais certificados IMA e com experiência com grandes marcas, equipes remotas, criação de conteúdo para ajudar você a formatar campanhas de incentivo e ações de engajamento online. Além disso, um leque de premiações sob medida para os que destacam, é fundamental. 

Estar em casa não significa estar longe. De nada e nem de ninguém. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *